Machado & Miranda - Odontologia - (27) 3029-0503 - Vitória - Espírito Santo

Tratamentos

 

 


Ortopedia Facial - Aparelhos Dentários


ortodontia e faixa etáriaOrtodontia é a área da Odontologia que estuda, previne e trata dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, das arcadas dentárias e da mordida.

Diante desta desta apresentação vemos como é complexo e importante a ortodontia em nossas vidas.

Vai muito além do apelo estético dos dentes alinhados e do sorriso bonito e "certinho".

 

Com fins de explanação, a Ortodontia poderia se "dividir" de acordo com as etapas do crescimento do ser humano, por assim dizer:

ortodontia criançasOrtodontia em Crianças

 A Ortodontia atua no durante o crescimento facial, direcionando o mesmo para uma melhor formação dos arcos dentais e da face, minimizando ou eliminando já na fase de crescimento problemas do futuro adolescente/adulto.

Mesmo ainda com dentes de leite presentes na boca o tratameno ortodôntico pode vir a ser indicado, pois não só  os dentes são observados, e sim a musculatura e as funções da boca (respiração, deglutição, fala e mastigação).

É comum a criança de pouca idade ter fatos relacionados a amamentação com mamadeiras, desconforto com o nascimento dos dentes de leite,  o uso inadequado de chupetas,  hábitos de sucção de dedos, respiração bucal, hábitos alimentares com grande quantidade de açúcar, dentre outros.

Algumas vezes é necessário o tratamento fonoaudiólogo ser empregado em conjunto com o tratamento ortodôntico.

A Associação Americana de Ortodontistas recomenda que todas as crianças deveriam visitar um ortodontista entre 6 e 7 anos de idade, ou mais cedo, se um problema for detectado pelos pais, dentista da família ou pediatra.

olharUm exame ortodôntico precoce pode determinar quando uma criança deveria ser tratada com o melhor resultado, no menor espaço de tempo e menor custo financeiro. 

Em muitos casos de tratamentos ortodônticos, atuar durante a fase de crescimento elimina tratamentos ortodônticos complexos no futuro adolescente ou no futuro adulto.

Devido ao crescimento esquelético é comum vermos crianças utilizando mais aparelhos móveis do que aparelhos fixos.

Muito mais que movimentar dentes, os aparelhos móveis têm a função de reeducar a musculatura facial e estimular o desenvolvimento ósseo e muscular através de mudanças na postura e em alguns casos mudanças de hábitos.

Em alguns casos é necessário o uso de aparelhos fixos. Um bom exemplo é o mantenedor de espaço. Este aparelho fixo tem a função de manter o espaço existente para a erupção (crescimento) dos dentes definitivos (2ª dentição). 

Outro bom exemplo é o aparelho para expansão da maxila (Hydrax).

 

 

ortodontiaOrtodontia em Adolescentes

Esta é a etapa da vida onde a imagem do uso de aparelhos fixos comumente associada.

É um momento de grandes mudanças. Nesta fase da vida tornam-se particularmente importantes aspectos relacionados com a auto-estima e estética.

Por já terem dentição permanente completa, sob o ponto de vista biológico, a dentição é muito semelhante à do adulto. Contudo, observando os diferentes comportamentos quanto à ocorrência das doenças, veremos que existem diferenças acentuadas entre a boca jovem e a adulta.

Cada idade acompanha características próprias, tanto biológicas como psicológicas e sociais. As transformações na adolescência influem de forma importante o comportamento alimentar.

alimentação adolescenciaO adolescente tende a não dar a devida importância às conseqüências de seus hábitos alimentares. O início da puberdade implica mudanças como rápido crescimento, alterações na composição corporal e menarca (nas meninas).

Desse modo, as necessidades nutricionais do adolescente também se modificam, porém o estilo de vida que se leva pode indicar alguns maus como:

  • Tendência a pular refeições, especialmente o café da manhã e o almoço;
  • Ingestão de doces em excesso, entre as refeições e os lanches;
  • Consumo inadequado de fast food;
  • Dietas de emagrecimento, muitas vezes sem acompanhamento médico;
  • Substituição de água por refrigerantes e sucos artificiais.
  • Uso de drogas (cafeína, alcool, antidepressivos)

A dinâmica da vida moderna ter proporcionado grande recorrência de problemas periodontais (doenças da gengiva). A higienização bucal associada à dieta, hábitos alimentares, oclusão e presença de determinados tipos de bactérias influem diretamente na incidência de doenças bucais e em sua gravidade.

sorriso teen braquete metálicoNesta fase da adolescência os padrões ditados para a estética por vezes são muito valorizados. Algumas alterações dos dentes podem influenciar a autoestima do adolescente (alterações na forma, estrutura ou cor, falhas dentárias, mal posicionamento, etc).

A melhor maneira de se ter dentes saudáveis e um sorriso bonito é continuar com os bons hábitos de higiene bucal adquiridos na infância.

Os dentes que não estão posicionados corretamente são mais difíceis de escovar, têm mais probabilidades de serem afetados por cárie, e suas complicações. Além disto podem causar uma maior sobrecarga sobre os músculos da mastigação e da face. 

 

Ortodontia em Adultos

ortodontia em adultosNos adultos as correções são muito menos abrangentes que nos jovens pois já não contamos com o crescimento dos ossos e a adaptação dos músculos da face. Além disso, nas crianças e adolescentes os dentes permanentes ainda estão nascendo, podendo ser direcionados mais facilmente. 

O aumento da idade acarreta maior dificuldade de reparação dos tecidos. Essa diferença de metabolismo nas faixas etárias também é observada na movimentação dos dentes. No adulto o tratamento ortodôntico é mais lento e limitado

Contudo graças aos recentes avanços da Ortodontia, que emprega fios compostos por titânio e molibdênio, para produzir movimentos suaves e indolores, o tratamento no adulto é bastante favorecido, tanto em relação ao tempo reduzido do tratamento quanto na integridade biológica dos tecidos envolvidos.

O fator estético e as atividades sociais da vida adulta geram um maior desejo por aparelhos estéticos e confortáveis. Sistemas estéticos de safira e sistemas como Invisalign são os mais procurados quando o fator estético é fundamental.

É comum no adulto o tratamento ortodôntico estar associado a tratamentos com próteses ou implantes dentários.

O melhor posicionamento dos dentes gera uma melhor trasmissão das forças mastigatórias favorecendo a manutenção dos dentes, a durabilidade das possíveis próteses, sua estética e higienização.

O correto alinhamento dos dentes é fundamental para a manutenção da higienização bucal e consequentemente a sua saúde. Dentes desalinhados ou com espaços comprometidos dificultam o uso da escova e fio dental, além de diminuirem a eficiência dos mesmos.

 

 

Pequeno Vocabulário da Ortodontia

  • Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente, dando a imagem de uma mordida invertida, cruzada.
  • Mordida aberta - espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam, dando a aparência de uma mordida que não se fecha, ou aberta.
  • Sobremordida - este problema é muitas vezes caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso não sem harmonia e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.
  • Mordida cruzada anterior - uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás. O perfil facial fica com a aparência de um queixo muito proeminente.
  • Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior. É como o meio do sorriso estivesse desviado do centro do rosto.
  • Diastema - falhas, ou espaços, entre os dentes. Pode ser devido a ausência de dentes ou dentes que não preenchem corretamente o espaço devido.
  • Apinhamento - é a falta de espaço. Pode ocorrer por existir dentes que ocupam um espaço maior do que normalmente deveriam ou quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.
     
     

 

Tipos de Aparelhos Ortodônticos

Os principais tipos de aparelhos utilizados na ortodontia são:

1- Aparelhos Ortodônicos Removíveis (Aparelhos Móveis)

2- Invisalign

3- Aparelhos Fixos

   3.1- Aparelho Metálico

   3.2- Aparelho Estético

   3.3- Aparelho Autoligável

   3.3- Aparelho Lingual

4-Mini Implantes - Micro Parafusos Ortodônticos (MPO)

5-Aparelhos de Contenção

6-Aparelhos Ortopédicos

 

1-Aparelhos Ortodônticos Removíveis

aparelho bionatoraparelho ortodôntico removivel

aparelho ortodôntico bionator baltersEstes aparelhos realizam pequenas movimentações dentárias, como: expansão do arco dentário, recuperação de espaços perdidos e remoção de hábitos prejudiciais (sucção de dedo e interposição da lingua).

Também podem ter função de contenção dentária (visando a manutenção da movimentação ortodôntica realizada). 

 

2- Invisalign

alinhador 1 invisalign

É a forma de tratamento ortodôntico mais moderna e "futurista" existente no mercado. É indicado para as pessoas que não querem ou não podem ter aparelhos colados aos dentes.

Tais motivos vão desde o desconforto gerado pelos aparelhos fixos (higienização, machucados pelo fio metálico, coordenação motora) até mesmo o comprometimento da imagem social que um aparelho fixo pode vir a representar.

São alinhadores transparentes e removíveis, 100% estéticos, confeccionados através de softwares e com o uso da robótica, dentro de um ambiente de computação tridimencional, que possibilita interação do ortodontista com o processo de fabricação através da internet.

Os alinhadores devem ser utilizados constantemente, devendo ser removidos somente para: comer, beber líquidos muito quentes, e realizar a higiene bucal.

A cada nova consulta ao ortodontista credenciado, o progresso do tratamento é verificado juntamente com um software. Estando tudo correndo dentro do planejado, um novo par de alinhadores é entregue ao paciente.

invisalign e braqueteTal troca se dá geralmente a cada quinze dias e tal periodicidade se mantém até o fim do tratamento.

Assim como qualquer tratamento ortodôntico, o tempo de tratamento depende muito do tipo de problema ortodôntico. Contudo, na grande maioria dos casos, Invisalign tem o tempo de tratamento bastante reduzido quando comparado com tratamento ortodôntico convencional (com fios e braquetes).

Invisalign não é indicado para todos os caso, porém tem grande abrangência em soluções ortodônticas.

Maiores informações visite a página da Invisalign em nosso site no ítem TRATAMENTOS ou mesmo visitando o site www.invisalign.com.br

 

3- Aparelhos Fixos

O aparelho fixo pode ser usado tanto em adultos como em crianças, inclusive em alguns casos na dentição decídua.

É composto de bráquetes que são fixados aos dentes com resina composta, Existem varios tipos de aparelhos fixos  e os principais tipos de aparelhos disponíveis são:

   3.1- Aparelhos Metálicos

ortodontia braquete metálico

E o aparelho ortodôntico mais conhecido em todo o mundo. Está comumente associado a imagem de crianças e adolescentes, porém o seu uso também é indicado em adultos.

Basicamente são peças metálicas pequenas, coladas dente a dente de forma única, unidas por um fio metálico (arco metálico).

braquete metálicoA presença do fio metálico que une todos os dentes dificulta a higienização com o fio dental pois o mesmo já não passa entre os dentes da forma confencional. É necessário o uso de um acessório chamado passa fio.

O fio metálico que une todos os bráquetes é fixado individualmente a cada bráquete basicamente de duas formas:

 

braquete metálico borrachinhaCom uso de elásticos   (borrachinhas) e/ou amarrilhos (fios metálicos extremamente finos). Quando se usa elásticos, cores podem ser colocadas nos bráquetes (borrachinhas). Você poder selecionar uma nova cor a cada visita.

aparelho autoligável

 

Fixação auto ligável (forma mais moderna de ortodontia com uso de fios).

 

 

 

   3.2 - Aparelhos Estéticos

aparelho safira braquete estético

São braquetes convencionais feitos de materiais não metálicos.

Os mais estéticos dentre eles são os de safira, que por serem cristalinos, assumem a cor do dente onde são cimentados, praticamente "desaparecendo" independente da cor dos dentes. 

É o único do mercado a permanecer inalterado (sem amarelar ou incorporar cor) durante todo o tratamento.

braquete safiraSão os braquetes mais populares entre os adultos e só perdem em estética para o sistema Invisalign.

É a melhor opção para quem quer mais discrição e não se importa com os inconvenientes do tratamento com aparelho fixo.  

 

   3.3- Aparelho Auto ligável

braquete autoligavel estéticoAtualmente são os bráquetes mais modernos e com maior tecnologia.

O sistema é chamado de auto ligavel por que não usa borrachinhas ou amarrilhos para prender o arco (fio metálico) no bráquete.

Tal sistema usa uma "portinha" que se abre para receber o fio e, ao se fechar, o mantem "dentro" do bráquete.

Esta engenharia proporciona uma mehor força de movimentação e a ativação é mantida por mais tempo (forças mais leves porém mais constantes).

O fio não tem o atrito como nos sistemas ligados por borrachinhas ou amarrilhos.

A manutenção da ativação pro mais tempo pode proporcionar um maior espaço entre as consultas periódicas ao ortodontista, muitas vezes facilitando o tratamento ortodôntico.

 

   3.4- Aparelho Lingual

incognito ortodontia lingual

O aparelho lingual é uma das opções dos tratamentos ortodônticos onde o foco é a estética.

Na tentativa de esconder os braquetes os tornando "invisíveis", a cimentação dos mesmos é realizada na parte lingual dos dentes (parte de tras). Desta forma o aparelho e "escondido" pelo próprio dente do paciente.

A grande desvantagem é o maior desconforto que o paciente pode vir a ter em relação ao da fixação dos braquetes na forma convencional. Este fator deve ser levado em conta quando a fixação lingual for a indicação e escolha de tratamento.

Na tentativa de obter melhores resulados, conforto e desempenho,  sistemas de aparelhos linguais (Icognito) disponibilizam opções de personalização de braquetes para cada de dente de cada paciente. Tais peças são fabricadas em ouro e tem seu valor elevado quando comparados aos braquetes convencionais.

incognito ortodontia lingual 2O Incognito é a última geração do Aparelho Lingual. Os aparelhos são fabricados com tecnologia CAD / CAM (Desenho Auxiliado por Computador / Fabricação Auxiliada por Computador).

incognito ortodontia lingual 3Cada braquete é fabricao em ouro utilizando máquinas de prototipagem rápida feitos por robôs. Todos os braquetes que compoem o aparelho são literalmente feitos sob medida para seus dentes (indivisualizados) e o tratamento usa passo a passo sequências de arcos precisas.

Maiores informações visite: www.hiddenbraces.com ou agende uma consulta.

 

  

 

4- Mini Implantes ou Micro Parafusos Ortodônticos (MPO)

mini implante mpoO micro parafuso ortodôntico ou mini implante é uma alternativa que auxilia os movimentos ortodônticos executados pelos aparelhos convencionais.

Os mini implantes confeccionados em titânio, porém em grau de puresa diferente dos implantes ósseointegrados. Isto por que os mini implantes não se integram ao tecido ósseo e são removidos quando não mais necessários.

O uso dos micro parafusos tem potencializado o tratamento ortodontico pois possibilita uma ancoragem mais forte (ancoragem absoluta) aumentandos a eficácia, diminuindo o tempo de tratamento e dependendo menos da colaboração do paciente.

Sua instalação depende de um procedimento cirúrgico pouco invasivo e de simples execução. Não gera dor ou incovenientes maiores ao paciente, contudo sua instalação deve ser realizada por profissional habilitado, pois possui técnica peculiar ao sistema.

   

 

5- Aparelhos de Contenção

aparelho de contenção hawleyQuando um tratamento ortodôntico é finalizado inicia-se a fase de contenção. Tal conteção é realizada com aparelhos removível na arcada superior, e uma contenção fixa na arcada inferior (colada na face lingual dos dentes anteriores inferiores)

Isto é necessário pois os dentes mantêm uma "memória" e têm uma tendência a recidiva (voltar a posição anterior neste caso) caso não sejam contidos na posição final do tratamento.

aparelho de contenção inferiorEssa recidiva pode ser evitada se os pacientes seguirem as recomendações do ortodontista durante o período de contenção usando o aparelho como recomendado pelo ortodontista.

A colaboração do paciente continua sendo fudamental para o sucesso do tratamento mesmo após a finalização do mesmo. O uso da contenção só deve parar após a orientação por parte do profissional.

 

6- Aparelhos Ortopédicos Removíveis

A indicação de aparelhos ortopédicos é a necessidade de correção esquelética (óssea). Contudo para tal, fatores como fase de crescimento e colaboração por parte do paciente são fundamentais.

A fase de crescimento se faz necessária, pois é neste período que todo o corpo está em desenvolvimento. Sendo assim o aparelho ortopédico irá direcionar este crescimento para uma condição favorável e próxima do ideal.

Já a colaboração por parte do paciente se dá pois os aparelhos devem ser usados integralmente, pois só assim será obtido as alterações neuromusculares e ósseas desejadas.

Como este tipo de aparelho atua durante o período de crescimento, inibindo ou estimulando o desenvolvimento das bases ósseas, ou ainda, redirecionando uma tendência de crescimento desfavorável, não é indicado em tratamentos de adultos.

Dentre os aparelhos ortopédicos mais comumente utilizados, podemos citar:

 

Tratamentos Orto Cirúrgicos

Os tratamentos orto-cirúrgicos são indicados aos pacientes que possuem desvios severos na face ou nas arcadas dentárias, onde apenas a movimentação dentária não é suficiente para obtenção do sucesso do tratamento.

Em grande parte estes problemas severos estão associados a condições  desfavoráveis à mastigação, fala, sono e respiração, dentre outras.

Tais tratamentos são complexos e tem interação multidisciplinar (interação de diversas especialidades)

Com o avanço da tecnologia tais procedimentos cirúrgicos tem, em grande parte, se simplificado e atingido grande grau de segurança, planejamento e sucesso no tratamento.

Exemplos de condições onde é necessário correções orto-cirúrgicas:

 

 

 

machado miranda logoAv. Américo Buaiz, 501 - Ed. Victoria Office Tower - Torre Leste   
Enseada do Suá               Vitória - ES                
cep: 29.050-911  
55 27 3029 0503          
contato@machadomiranda.com.br 
                                                                           CRO-GO EPAO 771

 


Voltar ao início do texto
Mais Tratamentos