Machado & Miranda - Odontologia - (27) 3029-0503 - Vitória - Espírito Santo

Tratamentos

 

 


Pinos de Reforço da Raiz Dentária


ilustração denteQuando um dente passa por um tratamento endodontico (tratamento de canal) este tem sua polpa dentária removida (tecido interno do dente que é responsável pela vascularização e enervação do dente).

A Odontologia tem se preocupado em definir qual a técnica mais indicada para a restauração dos dentes despolpados. Estes dentes tem um cuidado especial devido apresentar menor resistência mecânica quando comparado com dentes com vitalidade pulpar (dentes que tem sua polpa sadia e funcional)

Devido a perda de parte da estrutura dentária, dentes que tem tratamento de canal tornam-se enfraquecidos quando comparados com dentes hígidos (sauáveis e sem perda de estrutura, dentes íntegros)

Sabe-se que a preservação de maior volume de dentina e a reconstrução da área perdida é o principal objetivo do tratamento restaurador.

O mercado odontológico disponibiliza para os cirurgiões-dentistas vários sistemas de pinos intrarradiculares pré-fabricados, bem como diversos cimentos e materiais de preenchimento.

pino metálico em ouroHá também a possibilidade de confecção de pinos fabricados individualmente, através da confecção por técnicos de prótese dentária em ambiente laboratorial. Geralmente tais pinos são feitos em ligas metálicas como ouro ou prata.

A combinação adequada dos materiais de de suas técnicas adequadas possibilitam ao profissional realizar reconstruções com desgaste mínimo necessário de estrutura dentária, favorecendo sobre maneira o sucesso clínico.

núcleo metáliconúcleo metálico esquemaOs pinos metálicos tem como desvantagem principalmente sua cor metálica e a menor capacidade de adesão. Além disto os pinos metálicos apresentam uma flexibilidade menor que o dente, favorecendo, em alguns casos a fratura da raiz dentária.

Pinos estéticos, feitos com fibras, cimento e resina na cor do próprio dente favorecem sobre maneira a estética, além de possibilitarem uma adevidade superior aos pinos metálicos.

acesso endodonticonúcleo fibra de vidroacesso endodontico e pino fibr

Os pinos estéticos em fibra apresentam maior capacidade de flexão quando comparados aos pinos metálicos.

Por serem feitos de forma direta (diretamente no dente, sem etapa laboratorial), necessitam de menor preparo na dentina, favorecendo o menor desgaste dentario.

 

 

 

 

machado miranda logoAv. Américo Buaiz, 501 - Ed. Victoria Office Tower - Torre Leste   
Enseada do Suá               Vitória - ES                
cep: 29.050-911  
55 27 3029 0503          
contato@machadomiranda.com.br 
                                                                           CRO-GO EPAO 771


Voltar ao início do texto
Mais Tratamentos