Machado & Miranda - Odontologia - (27) 3029-0503 - Vitória - Espírito Santo

Tratamentos

 

 


Implantes Osseointegrados


implantes e dentesOs implantes dentários são hoje melhor alternativa para substituir a falta de dentes.

Eles oferecem uma solução permanente e segura para restaurar um ou mais dentes perdidos. 

Feito de materiais biocompatíveis e que se integram ao tecido ósseo, os implantes dentários são semelhantes a raízes artificiais.

Sua instalação é cirúrgica.

Atualmente é possível realizar cirurgia de implantes dentários com auxílio de computador, minimizando sobre maneira o tempo cirúrgico, diminuindo o trauma e potencializando o planejamento.

Em alguns casos não é necessário nem mesmo a realização de pontos (suturas).

Vantagens dos implantes dentários

  • iimplante unitário 1Esteticamente se pareçam com os dentes reais. Principalmente em casos unitários.
  • Funcionalmente os implantes dentários atuam de forma semelhante aos dentes natuais, pois são suportados pelo tecido ósseo, assim como os dentes.
  • Os implantes eliminam a necessidade do uso de adesivos nas próteses totais. Não há mais a necessidade de utilizar "cola" quando a sua prótese está fixada a implantes dentários.
  • img/textos/implante unitário 2Implantes podem realmente melhorar a sensação do sabor dos alimentos. Há casos onde o plástico que cobre o céu da boca não é
    necessário para o suporte da prótese, proporcionando desfrutar melhor os sabores naturais e também as sensações da mastigação.
  • Por último, os implantes dentários podem ajudar a manter a estrutura óssea e apoio tecidos faciais. Eles podem reduzir ou eliminar a atrofia óssea, que pode gerar o "encolhimento" labial e facial.

O que é um implante dentário?

implantes e sorriso

 
implantesO implante dentário é um pequeno cilindro confeccionado em titânio e com roscas externas.

Ele possui em uma de suas extremidades conexões que permitem a instalação de próteses dentárias sobre os mesmos. Tais próteses podem ser parafusadas ou cimentadas.

 

 

Os implantes também permitem reabilitações de um único dente (unitárias), ou de alguns dentes (múltiplas), bem como de toda uma arcada (totais).

                        

 

Exames Adicionais

tomografia cone beanO exame mais indicado para o planejamento com uso de implantes osseointegrados é a tomografia computadorizada e a análise dos modelos (modelos em gesso ou digitais, obtidos através de moldagem da arcada).

Tais exames são fundamentais pois eles irão permetir a análise minunciosa do tecido ósseo bem como da área da futura prótese que será confeccionada.

A tomografia é muito indicada pois possibilita o uso de imagens 100% fiéis, diferentemente das radiografias orais.

tomografia faceAlém disto a tomografia computadorizada possibilita a reconstrução em 3D (terceira dimenção) dos tecidos envolvidos (principalmente tecidos ósseos), favorecendo sobre maneira o planejamento e consequentemente a execução do procedimento com maior segurança e previsibilidade.

As tomografias computadorizadas também possibilitam o uso da técnica de cirurgia guiada por computador (cirurgia sem pontos).

 

 

Como funciona a Cirurgia Guiada por Computador?

cirurgia guiadaA cirurgia guiada por computador é a mais nova tecnologia odontológica na área da implantodontia

cirurgia guiada software planejamentoCom o uso de software específico e de posse do exame tomográfico, o cirurgião-dentista pode realizar previamente a cirurgia de forma virtual, posicionando os implantes virtuais nos locais desejados.

Tal posicionamento é de precisão milimétrica e leva em conta a futura prótese que será confeccionada.

Finalizando a cirurgia virtual no software, sobre o modelo em 3D do paciente, o cirurgião-dentista envia as informações pela internet para uma empresa especializada, e esta cria através de um aparelho específico, uma impressão em tres dimensões de uma peça chamada guia cirúrgica.

Todo o processo é automatizado e realizado por computadores e robos conjugados.

guia cirúrgicaEsta guia cirúrgica é personalizada e de uso único. Ela possui todas as informações criadas pelo dentista durante a cirurgia virtual em seu computador.

O posicionamento, angulação e profundidade dos implantes é replicado nesta guia que é então enviada ao cirurgião-dentista.

 

 

cirurgia guiada software guia posicionada em boca cirurgia guiada final sem prótese cirurgia guiada final com prótese imediata

Na cirurgia de instalação dos implantes, a guia é utilizada juntamente com um kit cirúrgico específico, proporcionando ao cirurgião-dentista, através de técnica específica, posicionar os implantes no tecido ósseo da mesma forma que foi realizado no computador.

                 

 

loira sorrindoÉ preciso esperar o implante "se prender" ao osso para depois fazer a prótese?

No princípio da implantodontia mundial foi criado um protocolo para a realização de tratamentos com implantes dentários.

Naquela época, via de regra, todos os implantes dentários eram "obrigados" a "esperar" em torno de 6 meses após a sua implantação no tecido ósseo, para só então receberem suas respectivas próteses.

Contudo com o avanço do conhecimento e a evolução da implantodontia, tanto em produtos quanto em técnicas,  atualmente os implantes dentários podem receber próteses no mesmo dia da sua instalação.

planejamentoTal procedimento se chama Carga Imediata e sua indicação depende da avaliação do profissional.

Nestes casos é observado a quantidade de tecido ósseo, a qualidade deste tecido, a presença ou não de infecção na área de implantação, os hábitos do paciente, doenças sistêmicas (como o diabetes) e a solução protética desejada.

Em situações específicas é possível realizar a retirada do dente (geralmente fraturado, com quebra da raiz) e instalar implante e prótese em uma única sessão.

Geralmente esta técnica é empregada em situações de severo comprometimento estético e social. Tal técnica é conhecida como Implante Imediato com Carga Imediata.

Sua indicação depende de um bom planejamento e avaliação por parte de um profissional capacitado.

Em situações convencionais, os implantes dentários necessitam um período de espera de 4 a 6 meses após sua implantação, para a instalação das próteses sobre o implante. Neste período de espera o uso de próteses provisórias se faz necessário.

Dependendo da situação as próteses provisórias podem ser removíveis ou fixas.

                    

Em certos casos, visando o melhor conforto, pode-se utilizar implantes temporários (implantes que não se integram ao tecido ósseo) para reter a prótese provisória enquanto se aguarda o período de espera para a osseointegração dos implantes dentários. Após este período os implantes temporários são removidos de forma simples e os implantes osseointegrados passam a suportar a prótese.

Os implantes dentários, independente das empresas que os comercializam, são todos feitos de titânio. Então, sem levar em conta o país de origem, porque os valores dos implantes de determinadas empresas são mais caros?

implante ilustraçãoO que diferencia os implantes de uma empresa para outra são basicamente o tipo de conexão protética oferecida e o desing do implante, mas principalmente o tratamento especial que é criado sobre a superfície do implante.

Os Tratamentos de Superfície, como são comumente chamados, tem o objetivo de favorecer a integração do implante ao tecido ósseo.

Estas condições específicas de alta tecnologia, criadas em determinados produtos, favorecem sobremaneira a cicatrização óssea e consequentemente a instalação das próteses em tempo reduzido, quando comparado com sistemas de implantes convencionais. 

Principais Implantes Nacionais

No cenário nacional temos como as principais empresas a Neodent, SIN (Sistema de Implante Nacional), Conexão, Titanium Fix, dentre outras.

A empresa nacional de maior evidência no mercado brasileiro e inclusive no mercado internacional é a Neodent.

Este vídeo informativo da empresa Neodent, postado logo abaixo, apresenta de forma bastante amigável como funcionam os implantes dentários. (Todos direitos reservados à Neodent)

.

Principais Implantes Importados

No cenário internacional, temos como as principais empresas a Straumann (Suíça) , Nobel Biocare (Suécia), 3i (Estados Unidos), dentre outras. Todas estas três empresas citadas tem sua representação no Brasil.

mordida maçãEspera de apenas 45 dias?

Exsitem no mercado implantes de alta tecnologia que proporcionam maior segurança para a realização de procedimentos com implantes dentários. 

Tais implantes também proporcionam a redução do período de espera para a instalação das próteses. Alguns modelos podem ser submetidos as próteses em até 45 dias após a implantação, com segurança mundialmente comprovada através de estudos científicos. 

Dentre estas empresas acima citadas, apenas a Straumann (Suíça) oferece implantes com tratamentos de superfície capazes de receber próteses em 45 dias.

Segue a baixo dois vídeos informativos da empresa Straumann. Um apresentado a capacidade de hidrofilia (receptividade para líquidos a base de água. Ex: sangue) da superfície SLActive e o outro a respeito da superfície química do implante, favorecendo a integração com as células formadoras de tecido ósseo (osteócitos). (Todos direitos reservados à Straumann)

             

Todos os implantes dentários necessitam de tecido ósseo compatível para realizar sua instalação. Em caso onde o tecido ósseo é insuficiente é necessário a realização de cirurgia de enxerto ósseo previamente a instalação dos implantes.

Em casos específicos é possível realizar a instalação dos implantes dentários e o enxerto ósseo em uma única cirurgia.

Sempre é necessário a avaliação por um cirurgião-dentista para realizar a correta indicação de cada técnica aqui apresentada.

 

 

 

 

machado miranda logoAv. Américo Buaiz, 501 - Ed. Victoria Office Tower - Torre Leste   
Enseada do Suá               Vitória - ES                
cep: 29.050-911  
55 27 3029 0503          
contato@machadomiranda.com.br 
                                                                           CRO-GO EPAO 771


Voltar ao início do texto
Mais Tratamentos