Machado & Miranda - Odontologia - (27) 3029-0503 - Vitória - Espírito Santo

Tratamentos

 

 


Próteses Unitárias, Parciais e Totais sobre Implante


esquema implante e prótese

Implantes são pequenos dispositivos cirurgicamente instalados no osso. Uma vez devidamente incorporados ao osso do paciente, funcionam imitando uma raiz de um dente natural.

Sobre esta "nova raiz” serão fixadas as próteses dentárias, ou seja, os “novos dentes”.

As Próteses sobre Implantes podem ser fixas ou removíveis.

As próteses fixas sobre implantes são retidas e suportadas pelos implantes, enquanto que as próteses removíveis sobre implantes são apenas retidas pelos implantes. Seu suporte é realizado pela mucosa bucal (gengiva)

As próteses sobre implantes também podem ser unitárias, múltiplas (parciais) ou totais.

              prótese sobre implante unitária        prótese parcial sobre implante        prótese total sobre implante

Próteses Fixas

prótese unitária sobre implante 2As próteses fixas mais comuns são as unitárias, onde um único implante suporta apenas uma única prótese (dente).

As próteses fixas totais, onde multiplos implantes suportam apenas uma única prótese com todos os dentes, também é um procedimento bastante realizado.

protocolo superiorTais próteses fixas totais sobre implantes são comumente chamadas de protocolo.

Este nome é devido ao protocolo inicialmente criado pelo Dr. Branemark, desenvolvedor dos implantes dentários, durante a confecção das primeiras próteses sobre implante realizadas no mundo.

As próteses parciais (multiplas) são aquelas próteses fixas sobre implante que reabilitam uma área parcialmente edêntula (sem dentes).

As próteses são chamadas de fixas quanto sua fixação é realizada de tal forma que sua remoção só pode ser feita pelo cirurgião-dentista durante atendimento clínico.

coroas unitáriascoroas unitárias 2Caso o paciente tiver uma quantidade óssea favorável, o número de implantes a serem instalados, poderá ser igual ao número de dentes (próteses).

Neste caso teríamos uma reabilitação total (de todos os dentes) com próteses unitárias.(próteses individuais).

 

Vídeo demonstrativo de Prótese sobre Implante tipo Protocolo

  

 

Próteses Removíveis / Overdentures.

overdentureeraAs próteses removíveis sobre implante também são chamadas de Overdenture. Termo em inglês que significa "sobre dentadura".

Este termo se dá devido as próteses removíveis serem sempre reabilitações totais, que utilizam os implantes para retê-las em seu local.

Na prática as overdentures são dentaduras convencionais que tem sua fixação auxiliada pelos implantes.

Geralmente usam número menor de implantes para sua retenção, sendo assim uma opção economicamente mais viável quando comparada com as próteses tipo protocolo que necessitam de um número maior de implantes para realizar a correta sustentação.

As próteses são chamadas de removíveis quando as mesmas podem ser retiradas pelo próprio usuário/paciente, sem a necessidade de intervensão do cirurgião-dentista.

 

 

parafusada e cimentadaPróteses Cimentadas e Próteses Parafusadas.

As próteses cimentadas, como o próprio nome diz, são retidas sobre seus componentes protéticos através de cimentação. Contudo, o componente protético sempre é parafusado ao implante.

Geralmente sua indicação são para casos unitários, onde a reabilitação protética sobre implante se assemelha muito com a reabilitação protética sobre dentes naturais. (Realizada como uma prótese convencional sobre dente)

Já as próteses parafusadas, como o próprio nome diz, são retidas sobre os implantes e seus componentes protéticos através de parafusos de fixação.

cimentada componente parafusadoGeralmente sua indicação são para casos de múltiplos implantes e apenas um próteses unindo todos estes implantes. Exemplo seria os protocolos totais e as próteses múltiplas (parciais)

Em resumo, as próteses podem ser parafusadas ou cimentadas, porém sua indicação será definida após avaliação e planejamento do cirurgião-dentista.

 

Carga Imediata

Este termo é dado quando a reabilitação prótética é realizada no mesmo momento da instalação do implante, não sendo necessário a espera de 4 a 6 meses após a realização da cirurgia dos implantes para a confecção da próteses sobre implante.

lateral psi iniciallateral psi implantelateral psi componentelateral psi finalizado


protocolo carga imediataEsta técnica pode ser realizada tanto em casos unitários quanto em casos totais.

O emprego desta técnica requer condições ósseas favoráveis para tal, além de um paciente que apresente fatores gerais favoráveis para seu uso.

Sendo assim, somente após uma cuidadosa avaliação do cirurgião-dentista é que o emprego da técnica de implantes com carga imediata pode vir a ser questionado.

 

prótese sobre implante ilustraçãoOs componentes básicos de uma prótese sobre implantes são:

1- Implante já existente e pronto para receber a prótese;

esquema prótese sobre implante parafusada

2- Abutment ou conexão protética;

3- Parafuso de fixação do componente;

 

 

4- Prótese dentária.



** (em casos onde é utilizado componente protético simplificado UCLA - um dos primeiros sistemas desenvolvidos na década de 80 - só é utilizado um único parafuso e um único componente protético)

 

 

casal madurocasal jovemAs técnicas para instalação dos implantes são várias, e vem evoluindo a cada dia.

Com toda tecnologia que a odontologia oferece, é possível vencer as limitações ocasionadas pela ausência de dentes.

Coma com prazer. Sorria espontaneamente. Viva melhor.

Descubra como o tratamento com implantes dentários pode resgatar sua auto-estima e sua qualidade de vida.

 

 

 

machado miranda logoAv. Américo Buaiz, 501 - Ed. Victoria Office Tower - Torre Leste   
Enseada do Suá               Vitória - ES                
cep: 29.050-911  
55 27 3029 0503          
contato@machadomiranda.com.br 
                                                                           CRO-GO EPAO 771

 


Voltar ao início do texto
Mais Tratamentos